Ateliê meio colorido, meio vintage

Se você pudesse criar o ambiente mais legal, colorido e bonito para trabalhar, como faria? Um ateliê de uma designer que faz bolos e artesanatos tinha que ser assim.

Primeiro construímos uma palheta de cores e materiais. Tinha que ser com tonalidades especial, raramente usada, mas que é linda.

Só que cores assim ficam muito “modernosas”, e Lorena é uma romântica-moderna-clássica. Então, acrescentamos algumas texturas e materiais naturais para puxar a composição para o vintage, algo como os anos 50.

Os ambientes tinham que atender várias necessidades: 

  1. Receber os clientes com conforto. Ter um mostruário.

Essa aqui é a recepção, que fica no térreo. A mesa de atendimento tem essa forma interessante que sobe pelo lado e vai para o teto, onde recebe as luminárias pendentes.

Atrás, o mostruário é essa cristaleira vintage na cor cereja. O centro das atenções.

No térreo também tem um banheiro de apoio e a cozinha profissional de bolos, toda dentro dos padrões da Vigilância Sanitária, mas com uma vista do jardim. Achamos importante que as cozinhas profissionais sejam humanizadas. O ambiente todo revestido de cerâmica branca, fechado, com luz branca, é muito estressante. Imagine que ali trabalham pessoas de pé, por muitas horas, fazendo alimento, criando sabores!

No segundo andar temos o ateliê de artesanato, que tem que ser bastante funcional: bancada grande, mesa de luz (que é de vidro iluminada por baixo), mesa para o computador, armários de materiais… tudo bem iluminado, mas sem sol direto.

Criamos uma copa para os funcionários usarem, uma vez que a cozinha de baixo não pode qualquer um entrar para não ter contaminação. 

Essa copa é uma joia delicada no ateliê!

Depois da porta, tem uma varanda aberta para a secagem dos materiais e uso de sprays e tintas tóxicas.

Ficha técnica:

Projeto de arquitetura e de design de interiores: Isabela Gontijo


Materiais:

Revestimento da recepção – Six Rose Gold – Decortiles

Revestimento da copa – Blu Acqua – Decortiles